Valores
O Fundo Soberano de Angola é orientado segundo um conjunto de valores que funcionam como princípios orientadores de tudo o que é feito e de tudo o que se aspira alcançar.
O Fundo Soberano de Angola é orientado segundo um conjunto de valores que funcionam como princípios orientadores de tudo o que é feito e de tudo o que se aspira alcançar.
FSDEA está empenhado em manter o mais alto nível de transparência em todas as suas áreas de actividade e negócios, e no seu processo comunicativo. Nesta matéria, o compromisso do Fundo passa por ser preciso, transparente e atempado relativamente à divulgação do seu portefólio, estratégia de investimento e desempenho.
O Conselho de Administração continuará a dedicar-se a uma gestão transparente e responsável, de acordo com as melhores práticas da indústria e com os Princípios de Santiago. No futuro, o FSDEA fará todos os possíveis para ter uma avaliação alta no Índice de Transparência Linaburg-Maduell, um índice de renome internacional de avaliação, estabelecido para fundos soberanos e os seus compromissos com a transparência.
O FSDEA é absolutamente responsável por todas as suas acções, agindo sempre no melhor interesse do povo angolano e de todas as outras partes interessadas. Tendo como objetivo alcançar as suas responsabilidades com zelo e eficiência, o FSDEA continuará a seguir, em todas as suas tarefas, os Princípios e as Práticas indicados nos Princípios de Santiago.
O FSDEA fundamenta as suas acções na integridade, respeitando sempre as leis e os regulamentos de Angola, assim como dos países em que investe. Estabelecer uma reputação de integridade significa prevenir ou gerir de forma eficiente os potenciais conflitos de interesses. Para isso, o FSDEA colocada em prática políticas e procedimentos específicos relativos ao risco de reputação, actividades profissionais e interesses externos. O FSDEA fomenta os melhores princípios de respeito à integridade e dignidade na relação com os seus colaboradores, promovendo a rectidão e o civismo.
O FSDEA é uma entidade estatal comprometida em ter um impacto positivo com todas as partes interessadas, sobretudo com o povo angolano e as suas comunidades, materializando esse objetivo através do desenvolvimento de iniciativas em diversas áreas, como saúde e educação, por exemplo.
O Fundo Soberano de Angola é orientado segundo um conjunto de valores que funcionam como princípios orientadores de tudo o que é feito e de tudo o que se aspira alcançar.
Todos os membros do Conselho de Administração, Comité Executivo e todos os funcionários devem cumprir as leis, regulamentos e políticas. Em particular, o FSDEA assume a responsabilidade de assegurar a integridade do sistema financeiro, estando empenhado em cumprir rigorosamente as leis e os regulamentos anti lavagem de dinheiro que se encontram em vigor em Angola.
O FSDEA continua empenhado em manter a confidencialidade em relação a pessoas externas, nomeadamente no que concerne a dados pessoais ou outros dados tidos como confidenciais. Neste sentido, o conhecimento dos dados é limitado aos seus colaboradores durante o exercício das suas funções, tendo em conta as leis e os regulamentos, os processos em fase de estudo, os processos de supervisão no FSDEA, as informações sobre as oportunidades de negócio ou os negócios decorrentes, a informação técnica, o método de trabalho e a gestão dos projectos desenvolvidos.
A estratégia do FSDEA é disciplinada por forma a assegurar que o portefólio de investimento está alinhado com uma visão e uma estratégia de posicionamento a longo prazo, para além de uma simples estratégia económica de maximização de lucros.
Parte do portefólio do FSDEA está focado em investimentos que geram crescimento económico e têm um impacto social positivo para uma grande parte da população angolana. Com esta abordagem, o FSDEA quer revelar potencial que de outra forma passaria despercebido devido à falta de capital para investimento.
O negócio do FSDEA baseia-se numa tomada de risco disciplinada. Os processos de responsabilidade relativamente à gestão de risco, cumprimento e auditoria são elaborados de forma independente por forma a assegurar uma gestão de risco inteligente.