Iniciativa Bungo – Apoio à população camponesa
Desenvolvimento Socioeconómico
Em Dezembro de 2013, o FSDEA, em colaboração com o Governo Provincial, iniciou um programa piloto de inclusão social no Município do Bungo, no Uíge.
No âmbito desta iniciativa, o FSDEA visou capacitar esta comunidade de pequenos agricultores, através do investimento em técnicas de geração de renda sustentáveis, criadas para facilitar o acesso da população rural ao ensino público, aos mercados formais de hortícolas e aos programas oficiais de microcrédito.
O FSDEA apoiou o processo de identificação civil, com vista a permitir que a população desta localidade pudesse aceder aos serviços públicos no seu município. Como resultado, 5.000 naturais do Bungo receberam certidões de nascimento, bilhetes de identidade e outros meios de identificação, o que lhes permitiu aceder aos serviços de educação, de saúde e bancários. Além disso, aumentou os níveis produção agrícola, nutrição e renda através do incentivo à agricultura sustentável. Esta iniciativa previa o desenvolvimento de cadeias de valor e a criação de micro e pequenas empresas no Bungo. O programa proporcionou o melhoramento das condições de vida de mais de 3.000 famílias.