
Plataforma do Lobito entra numa nova fase operacional com a nomeação do CEO e o arranque dos primeiros estudos de viabilidade em Angola
A Plataforma de Desenvolvimento de Impacto do Corredor do Lobito (Lobito Corridor Impact Development Platform), uma plataforma de desenvolvimento e investimento avaliada em 1 mil milhão de dólares norte-americanos, fundada por Haim Taib em parceria com o Fundo Soberano de Angola, entra na sua nova fase operacional com a nomeação do Sr. Mwiza Mseteka como Director Geral (CEO), o avanço dos primeiros estudos de viabilidade e a assinatura de um marco importante entre os parceiros da plataforma.
Este marco surge na sequência do anúncio realizado em Junho de 2025 e do compromisso inicial de 100 milhões de dólares por parte dos fundadores, assinalando a transição da plataforma de uma fase de visão e compromisso para uma fase de execução estruturada.
Nesta nova etapa, a plataforma está a reforçar a sua estrutura de governação e liderança, ao mesmo tempo que avança com estudos de viabilidade iniciais nos sectores do abacate, avicultura e aquacultura. Estas áreas foram seleccionadas como oportunidades práticas para impulsionar a segurança alimentar, a produção local, a criação de valor regional e a preparação de futuros investimentos.
O CEO nomeado, Mwiza Mseteka, conta com mais de 15 anos de experiência em zonas económicas especiais, parcerias público-privadas e investimento transfronteiriço em Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo. Possui um sólido percurso na mobilização de investimentos e na liderança de plataformas complexas com múltiplos intervenientes.
A Plataforma do Lobito foi criada com o objectivo de acelerar o desenvolvimento sustentável e inclusivo ao longo de um dos corredores mais estratégicos de África, transformando prioridades regionais em projectos investíveis, sustentados por capital de longo prazo, execução prática e uma forte liderança local. Esta assinatura ocorre num contexto de crescente dinamismo internacional em torno do Corredor do Lobito, incluindo o Fórum de Negócios Angola–União Europeia sobre o Corredor do Lobito 2026, que decorre esta semana em Luanda.
Haim Taib, Fundador do Grupo Taib, afirmou: 'O Corredor do Lobito representa uma das mais importantes oportunidades de desenvolvimento em África actualmente. Esta nova fase da Plataforma do Lobito visa transformar visão em execução prática, com a liderança, governação e parcerias adequadas para criar valor sustentável a longo prazo.'
Por sua vez, Armando Manuel, Presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola, destacou: 'A Plataforma do Lobito reflecte o compromisso de Angola em transformar o Corredor do Lobito num motor de investimento, de capacidade produtiva e de desenvolvimento regional sustentável. A liderança do Sr. Mwiza será determinante para impulsionar a transição da plataforma para a fase de execução e para a construção de um portefólio de projectos investíveis.'
Mwiza Mseteka, CEO da Plataforma do Lobito, afirmou: 'É uma honra liderar a Plataforma do Lobito nesta fase crucial. O nosso foco é transformar o potencial do Corredor do Lobito em projectos concretos que apoiem o desenvolvimento regional, de Angola à Zâmbia e à República Democrática do Congo. Trata-se de criar oportunidades de investimento que reforcem a produção local, melhorem as condições de vida e gerem valor sustentável para as comunidades ao longo do corredor.'
-----------
Legenda da fotografia (esquerda a direita): Armando Manuel, PCA do Fundo Soberano de Angola, e Mwiza Mseteka, CEO da Plataforma LCID, Haim Taib, Fundador do Grupo Taib, durante o Fórum de Negócios Angola–União Europeia sobre o Corredor do Lobito 2026, em Luanda.






