FSDEA na Cimeira sobre Pensões, Segurança Social e o Papel dos Fundos Soberanos em Hong Kong
A cimeira sobre Pensões, Segurança Social e o Papel dos Fundos Soberanos (2024 APIC World Pension, Social Security & Sovereign Wealth Funds Summit), realizado no dia 13 de novembro de 2024, no Royal Hong Kong Yacht Club, em Hong Kong, contou com a participação do Fundo Soberano de Angola (FSDEA). O encontro, que reuniu líderes globais e especialistas de renome, destacou-se como uma plataforma para abordar questões de grande relevância, incluindo estratégias de investimento sustentável, adaptação às mudanças climáticas e abordagens inovadoras de alocação de activos.
O Presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola (FSDEA), Armando Manuel, foi um dos palestrantes principais, trazendo perspectivas valiosas durante a sessão intitulada 'Proprietários de Activos'. Na sua intervenção, destacou o realinhamento das estratégias de alocação de activos e investimentos no cenário pós-pandemia. A sessão contou ainda com intervenções de Matthew Quaife, Diretor Global de Gestão de Investimentos Multiactivos da Fidelity International, e Doug Bell, Diretor de Estratégia de Investimentos do New Zealand Super Fund, que actuou como moderador.
Ao reflectir sobre a relevância do evento, Armando Manuel afirmou: 'Este fórum é uma plataforma essencial para destacar o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável global, por meio de uma gestão financeira estratégica e eficiente—um papel fundamental desempenhado pelo Fundo Soberano de Angola (FSDEA). O FSDEA tem focado em investimentos que não apenas garantam retornos financeiros robustos, mas também gerem impacto socioeconómico positivo. A participação activa em eventos como este reforça o papel do FSDEA como um parceiro confiável no fomento do progresso sustentável global.'
A programação do evento incluiu ainda outras sessões de destaque. Entre elas, o Discurso de Abertura, apresentado pelo Exmo. Sr. Paul Chan Mo-Po, Secretário de Finanças da Região Administrativa Especial de Hong Kong, e o 'Diálogo entre Líderes Políticos e Reguladores', com contribuições de S.E. Enkh-Amgalan Luvsantseren (Mongólia), Dato’ Sri Dr. Mohammed Azman Bin Aziz Mohammed (Malásia), Dr. Manoj Anand (Índia) e Zhanat Kurmanov (Cazaquistão). Outros painéis relevantes abordaram temas como 'Retornos Ajustados ao Risco e Crédito Privado', liderados por Heidi Cai (China Asset Management) e Mark Latham (CQS/Manulife), e 'Tecnologia em Pensões', com uma palestra especial de Ayesha Macpherson Lau, da Mandatory Provident Fund Schemes Authority. As discussões sobre 'Imobiliário e Infraestruturas' trouxeram contribuições de Stefanus Ade Hadiwidjaja (Indonesian Investment Authority) e Zalman Ismail (PERKESO, Malásia).
A cimeira destacou diálogos essenciais para moldar o futuro das pensões, seguridade social e fundos soberanos, promovendo uma colaboração global em prol da inovação e do desenvolvimento sustentável.
Para mais informações, acesse: [https://apic-summit.org/agenda/](https://apic-summit.org/agenda)
GABINETE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DO FSDEA, em Luanda, aos 19 de Novembro de 2024