FSDEA reforça laços estratégicos em visita oficial à instituições financeiras da Nigéria e África do Sul
O Presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano, Dr. Armando Manuel, concluiu com êxito uma visita oficial aos países da Nigéria e África do Sul, destacando a importância estratégica das relações entre instituições financeiras das três economias no contexto da África Subsariana.
Para o FSDEA, não foi apenas uma oportunidade de tornar conhecido o novo Conselho de Administração, mas também a de identificar domínios convergentes nos respectivos mandatos e planos estratégicos, visando maximizar as oportunidades de exploração de bons negócios e de mobilização do capital privado.
A agenda de trabalhos contou com vários encontros, dentre as quais: encontro com o Fundo Soberano da Nigéria (Nigéria Investment Authority), com o Banco Central da Nigéria, com Fundos de Private Equity, Fundos de Pensões e com Bancos de Investimentos.
A visão hodierna das instituições da estirpe do FSDEA visa incrementar a mobilização de capital, permitindo maior adicionalidade, reduzindo os níveis de exposição e a consequentemente, mitigar certos riscos na carteira de negócios.
O FSDEA possui uma carteira dominada por investimentos líquidos nos mercados obrigacionistas e de ações, maioritariamente em economias avançadas. O FSDEA possui ainda uma carteira de investimentos alternativos com presença dominante na região, focada na exploração de oportunidades de alto retorno, e com apetite nos sectores da mineração, da hotelaria, do agronegócio, das energias renováveis e das tecnologias.
GABINETE DO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, EM LUANDA, 27 DE JANEIRO 2024