
FSDEA participa na 10.ª edição do Fórum Internacional dos Fundos Soberanos (IFSWF), Marraquexe
Marraquexe, Marrocos, 18 - 21 de setembro de 2018
A celebração da 10.ª edição do Fórum Internacional dos Fundos Soberanos (IFSWF), sob o tema 'Governação, Investimento e Inovação num Mundo em Mudança' realizou-se em África pela primeira vez, e marcou também os 10 anos dos Princípios de Santiago.
Este evento, organizado pela IFSWF e pelo fundo soberano Ithmar Capital, reuniu 32 fundos soberanos que administram cerca de 80% dos ativos soberanos do mundo, e teve presente novos países como Panamá e Gana.
Este certame foi, portanto, uma oportunidade para aproximadamente 200 presidentes e CEOs das instituições financeiras presentes reavaliarem os 10 anos de implementação dos princípios de Santiago.
O Fórum Internacional dos Fundos Soberanos contou com a presença de mais de 70 líderes dos 32 membros da IFSWF que foram acompanhados por representantes de instituições financeiras e de desenvolvimento e pela comunidade internacional de investimentos.
Durante o evento, os presentes foram brindados com palestras do Presidente Jin Liqun, do Banco de Investimento em Infraestrutura da Ásia; Michelle Edkins, Chefe Global de Administração de Investimentos em BlackRock e Samuel Munzele Maimbo, Chefe da Unidade de Finanças para o Desenvolvimento e Conselheiro Sénior, do Diretor Executivo e do CFO no Banco Mundial.
Esta reunião marcou a eleição de uma nova directoria para a IFSWF, que será presidida por Majed Al Romaithi, director executivo do Departamento de Estratégia e Planeamento da Autoridade de Investimentos de Abu Dhabi. A nova vice-presidente será Angela Rodell, CEO da Alaska Permanent Fund Corporation. A directoria será composta também por Tu Guangshao, presidente e vice-presidente da China Investment Corporation; Deanna Ong, diretora administrativa e directora de pessoal da GIC e Shahmar Movsumov, director executivo da State Oil Fund da República do Azerbaijão (SOFAZ). O conselho vai servir um mandato de três anos. Os discursos de abertura ficaram a cargo do Banco de Investimento em Infraestrutura da Ásia, BlackRock e Banco Mundial.
O Administrador Executivo, Pedro Sebastião Teta, afirmou na ocasião a importância da participação da delegação angolana neste evento com intento de partilhar experiências e informações sobre as transformações que estão a ocorrer no País e, em particular, no Fundo Soberano de Angola, tendo considerado este evento como uma oportunidade singular para partilhar experiências com outros fundos soberanos.