Nota de Imprensa
Luanda, 01 Agosto de 2018
Face aos recentes acontecimentos, o Fundo Soberano de Angola (o FSDEA) tem o prazer de informar o seguinte:
1. O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) é um Fundo pertencente integralmente ao Estado Angolano, e foi criado para investir receitas petrolíferas de Angola em benefício do futuro do povo de Angola e estabelecer um legado por via destas receitas, que privilegie a população actual e gerações futuras, como faria qualquer País e Governo responsáveis. Ao privilegiar investimentos financeiros seguros, o Fundo desempenha uma função importante na promoção do desenvolvimento social e económico de Angola e na geração de riqueza para os cidadãos angolanos.
2. Os esforços substanciais do FSDEA para assegurar que a causa digna e nobre que fundamentou a sua criação seja cumprida, continuam em pleno vigor, e temos confiança de que prevalecerá.
3. Como parte desses esforços, as importantes acções legais desencadeadas pelo FSDEA na Inglaterra e em outras jurisdições, contra a Quantum Global, Jean Claude-Bastos e outros, prosseguem.
4. A recente decisão de um Tribunal inglês configura-se simplesmente num estágio inicial do processo em curso na Inglaterra, que se concentrou, essencialmente, em medidas cautelares provisórias pendentes de julgamento. Não se tratando, portanto, de qualquer julgamento das reivindicações do FSDEA.
5. O FSDEA continuará vigorosamente comprometido e estará totalmente debruçado na busca de soluções que visem assumir o pleno controlo dos seus recursos na Inglaterra e em todos os outros locais, ou jurisdições, em que existam activos financeiros e não financeiros do Estado Angolano, atribuídos à gestão do FSDEA - em nome e em benefício do povo angolano.
O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO FUNDO SOBERANO DE ANGOLA
Luanda aos 01 de Agosto de 2018