Estratégia de Investimento
Seguindo a política de investimento decretada pelo Executivo, o Fundo Soberano de Angola aplica mais de um terço da carteira de investimento em valores imobiliários, como títulos do tesouro, obrigações de cotação elevada, acções listadas em bolsa de valores, derivados, estratégias de cobertura financeira e divisas, para preservar capital.
Os restantes dois terços da carteira de investimento estão dedicados à actividade de private equity nos mercados emergentes e de fronteira, para a geração de receitas elevadas a longo prazo. Actualmente, a carteira de investimento do FSDEA está amplamente diversificada em termos de classes de activos, indústrias e geografias. Contudo, é enfatizada a actividade de private equity nos ramos da infraestrutura, agricultura, silvicultura, mineração e saúde na África subsaariana, para apoiar o desenvolvimento socioeconómico da região.
Carteira Global de Investimentos
- Renda Variável
- Renda Fixa
- Fundos Hedge
- Investimentos em Fundos Globais
- Disponibilidades
- América do Norte
- Europa
- Ásia
- Continentes Múltiplos
- Oceania
- América do Sul
- África
- Financeiro
- Governamental
- Fundos
- Títulos
- Tecnologia de informação
- Industriais
- Bens de consumo discricionário
- Outros sectores
- Atendimentos à saúde
- Produtos básicos de consumo
Relatórios de Investimentos
Comprometido com uma política alicerçada na boa governança e na transparência, o FSDEA disponibiliza trimestralmente relatórios que fornecem a todas as partes interessadas uma visão geral e actualizada sobre os investimentos e respectivo desempenho das atividades do Fundo, incluindo os retornos e a alocação geográfica e sectorial.
Gestão de Riscos
A avaliação e a gestão de riscos são cruciais na estratégia de investimento do Fundo Soberano de Angola que norteia a sua ação aplicando as boas práticas internacionais na gestão de todas as suas actividades de investimento. Os processos de responsabilidade relativamente à gestão de risco, cumprimento e auditoria são elaborados de forma independente por forma a assegurar uma gestão de risco inteligente.
Neste âmbito, o FSDEA tem estabelecido medidas, comités e procedimentos que apoiam o controlo e a gestão de questões em matéria de potenciais riscos.
Os cargos executivos são:
Conselho de Fiscalização
Risk Management Committee
Chief Risk Officer
Responsável Superior pela Conformidade
Gestores de activos externos