Manuel Alves da Rocha
Manuel da Rocha é Economista e Professor Titular da Universidade Católica de Angola.
Em França, tirou duas pós-graduações, uma em modelos económicos e outra em práticas económicas restritivas. É membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, membro da Sociedade Geográfica de Lisboa (Académico), membro da Ordem dos Economistas Portugueses (Académico), membro da Ordem dos Economistas Angolanos, membro do Senado e do Conselho Científico da UCAN, e autor de 13 livros sobre a realidade económica e social de Angola e dos Países Subsaarianos. Participou em várias colecções de livros, a última sobre a fuga de capitais em Angola e em África. Todos os anos participa, em média, em 10 conferências nacionais e internacionais.
Entre Outubro e Dezembro de 2016, foi Professor Visitante no Centro de Estudos Africanos, na Universidade de Oxford.
Manuel da Rocha colaborou com o Banco Mundial, Banco Europeu de Investimento, Organização Internacional do Trabalho e UNCTAD. Foi consultor técnico principal de diferentes organismos do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) durante 10 anos e, entre 2001 e 2008, trabalhou com a Comissão Europeia em Angola.
Entre 2001 e 2013 foi Professor Associado e desde 2014 que é Professor Titular da Universidade Católica de Angola, onde lecciona as disciplinas de Finanças Públicas, Teoria da Integração Económica e Economia Internacional (Faculdade de Direito entre 2001 e 2005).
Exerceu também funções de docência universitária na Faculdade de Economia da Universidade de Angola entre 1972 e 1977 e no Departamento de Economia da Universidade de Évora (Portugal) entre 1979 e 1989.
Manuel da Rocha tem também vários trabalhos de investigação sobre a realidade económica e social de Angola e África em geral.