
Carlos Alberto Lopes
Carlos Alberto Lopes, tem 59 anos de idade, é Economista, formado pela Universidade Agostinho Neto, Luanda, Angola. Está vinculada ao FSDEA desde Janeiro de 2018, exercendo a função de Presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola.
O seu percurso profissional inclui o exercício de funções de destaque no Executivo do Governo de Angola, designadamente: i) Secretário para os Assuntos Sociais do Presidente da República (Out-2017 a Jan-2018); ii) Ministro das Finanças (2010-2013), iii) Vice-Ministro do Planeamento (2008-2010 e 2003-2008), iv) Diretor do gabinete de estudos, planeamento e estatística no Ministério dos Transportes (1995-2002); v) Chefe do Departamento de Finanças do Gabinete do Plano do Ministério dos Transportes e Comunicações (1985-1995); vi) Diretor da Empresa de Manutenção Técnica nº1, UEE; e, vii) Chefe do Departamento de Planificação e Finanças da Empresa de Manutenção Técnica n.º1, UEE.
Exerceu também outras funções: Membro do Conselho de Orientação Estratégica (vertente transportes), do Instituto Superior de Transportes e Comunicações de Portugal; Membro do Conselho Consultivo do Fundo de Desenvolvimento Económico e Social de Angola (FDES); Coordenador Técnico do grupo de trabalho do sector Produtivo do Conselho de Ministros da República de Angola; Coordenador do Programa Multissetorial de Emergência de Reabilitação do Banco Mundial; Presidente do Mecanismo de Coordenação Nacional para a Malária, Tuberculose e VIH/Sida do Fundo Global; Membro da Comissão Económica do Governo de Angola. Por inerência do exercício da função de Ministro das Finanças, desempenhou a carga do Governador de Angola junto do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial (BM) e do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e do Presidente da Mesa da Assembleia Geral do BANCO ÁFRICAEXIM. Desempenhou também a função de Presidente do Conselho Fiscal da BODIVA, Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, SA